Capitalismo Cognitivo: onde a Política Econômica encontra a Teoria de Mídia – Yann Moulier-Boutang

Capitalismo Cognitivo: onde a Política Econômica encontra a Teoria de Mídia – Yann Moulier-Boutang

A discussão sobre a economia nas redes, sobretudo considerando estes novos tempos e ferramentas, ganha corpo a medida que somos capazes de dialogar com teorias e práticas que visam aprofundamento das questões. Nesse sentido, um dos trabalhos que me chamou a atenção e que me foi apresentado há um tempo peloHenrique Parra foi o trabalho do Yann Moulier Boutang. Ele, entre outros autores, tem se debruçado sobre os temas do Capitalismo Cognitivo.

Dia desses fiquei contente em, ao avançar na leitura do Copyfight, ver que o Bruno Tarin havia publicado uma entrevista dele em português (bem interessante, recomendo novamente a leitura).

Pesquisando mais elementos, vi que há muito pouca coisa em português, se concentrando sua obra em inglês e francês. Para quem estiver com pouco tempo e quiser saber mais, fiz a tradução de um pequeno vídeo em que o Yann sintetiza alguns conceitos, sintetiza algumas maneiras de olhar, para isso que vem sendo chamado de Capitalismo Cognitivo. Segue aqui como uma pequena contribuição. http://youtu.be/sQBtczUpyC0

————————————-

Capitalismo Cognitivo: onde a Política Econômica encontra a Teoria de Media – 14 de Fevereiro de 2013

Yann Moulier-Boutang é professor de economia da Universidade de Tecnologia de Compiègne e prof. adjunto do Instituto Fernand Braudel em SUNY Binghamton e nesse vídeo ele fala sobre o que seria o chamado “Cognitive Capitalism” (Capitalismo Cognitivo) e como os chamados “trabalhadores de cliques” poderiam obter ganhos dignos. Esse vídeo foi produzido pelo consulado geral da França em Vancouver.

 

 

felipecabral

Leave your message