[CMi-SP] – Mídia NINJA, jornalismo e mídia independente

[CMi-SP] – Mídia NINJA, jornalismo e mídia independente

“O Centro de Mídia Independente é um coletivo de mídia anticapitalista que busca desconstruir a relação de intermediários/as existente na lógica dos grandes veículos de informação.

Acreditamos que a comunicação deve ser aberta a todos/as e produzida pelos/as próprios/as agentes das diversas lutas sociais, pois é justamente esse ponto de vista que acaba sendo escondido ou excluído pelos interesses da mídia tradicional.

Queremos dar voz a quem não a tem, constituindo uma alternativa consistente à mídia empresarial que frequentemente distorce fatos e apresenta interpretações de acordo com os interesses das elites econômicas, sociais e culturais, travestidos da falsa ‘neutralidade’ do jornalismo.

Por isso, deixamos claro que não concordamos com o posicionamento da Mídia NINJA. Além do financiamento problemático que este grupo recebe do Fora do Eixo, o que já vem sendo debatido desde a última semana, a atuação da Mídia NINJA é análoga aos veículos empresariais de comunicação que combatemos. Apesar de se aproximar dos agentes de diferentes lutas sociais e oferecer ‘outro’ ponto de vista para a cobertura das manifestações, os/as ‘ninjas’ continuam funcionando como intermediários/as da informação, já que não compõem efetivamente nenhuma luta social.

Por isso, mais do que questionar o próprio coletivo em si, queremos reforçar nossa posição de que considerar a Mídia NINJA como um novo paradigma para a comunicação é um retrocesso. Não basta que os veículos de comunicação se aproximem da população, mas sim que a própria população se torne a mídia.

O Centro de Mídia Independente Brasil segue na luta pela democratização dos meios de comunicação e incentiva todos/as a produzirem suas próprias matérias, fotos, vídeos e relatos das lutas sociais, dentro ou fora do ambiente seguro do CMI. Odeia a mídia? Seja a mídia!”

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2013/08/523371.shtml

 

felipecabral

Leave your message